top of page
Buscar

Batidores de gravação - Clipe "Que xote é esse?"


As pessoas normalmente nem imaginam, quando assistem a um video no youtube, televisão, filme, facebook, ou qualquer outra mídia, o trabalho que é para fazer.

Independe da minutagem, se é um longa metragem com duas horas de duração ou um comercial de trinta segundos que aparece no intervalo da sua programação predileta, todos esses vídeos passaram por um planejamento e uma produção.

Existem etapas básicas para a realização deles: desenvolvimento do projeto -> pré produção -> produção -> pós produção -> comercialização Hoje contaremos um pouco para vocês como foi fazer esse trabalho incrível - clipe musical "Que Xote é esse?" para o Quixote Espaço Comunitário - FUNSAI.

Vamos começar contando um pouco sobre o Quixote. Para quem não conhece o Quixote faz parte de uma fundação - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (www.funsai.org.br/quixote/) aqui em São Paulo no Bairro do Ipiranga, onde fornecer oficinas gratuitas para jovens e adolescentes em diversas áreas artísticas, como Teatro, Dança, Canto, Circo...Então eles entraram em contato conosco e apresentaram a ideia, queriam fazer um clipe musical com uma musica composta pela turma de canto 2015, a qual retratava o espaço, de forma que os participantes passagem a mensagem e apresentassem o espaço para quem assistia, ou seja, um vídeo Institucional. Fomos até lá pessoalmente, como sempre fazemos, conversamos para entender mais sobre o espaço, projeto, ideias, vontades, o que imaginam e tudo mais. Feito isso, nossa equipe pegou todas as informações e as concretizou no primeiro rascunho do roteiro. Esse rascunho foi apresentado a todos, discutido, alterado até chegarmos no roteiro final. Nós o construímos diretamente em cima das ideias dos participantes e da coordenação do espaço e também da música, marcando nela mesmo cada momento e cada cena como imaginávamos.

Após algumas conversas e preparos iniciais, marcamos o dia de gravação. Nossa equipe, nos bastidores que antecediam esse dia, finalizaram o roteiro, fizeram a decupagem de cada cena, audio, e ordem do dia (um documento que mostra qual a ordem das cenas, quanto tempo é estipulado mais ou menos para eles serem gravadas, o que será necessário, onde será filmado, tudo...) No primeiro dia de gravação, fomos até o estúdio de som da Rádio Conectados, que faz parte da fundação, onde os participantes da oficina de canto gravaram o áudio que seria usado no clipe. Fizemos algumas imagens e acompanhamos o trabalho deles. Recebemos posteriormente, o áudio, já tratado, pronto para o uso. Porém ainda faltavam as imagens, então marcamos o segundo dia de gravação. Em uma sábado pela manhã, nossa equipe chegou, com energia e criatividade para a gravação. Já havíamos avisado a todos os envolvidos, qual o horário certinho que precisavam chegar, a duração da gravação, figurino, tudo. Estava tudo pronto, então foi ligar a câmera, luz e ação.

Em algumas horas de trabalho, com muita colaboração de todos envolvidos o trabalho estava finalizado. Exatamente o que você leu, algumas horas!!!! Mesmo o vídeo tendo apenas 4 minutos e 54 segundos, só para gravar demoramos algumas horinhas (Mais ou menos 3/ 4 h naquele dia) e é isso mesmo que acontece, em comerciais de 30 segundos as vezes precisamos de um dia de gravação, em filmes de 2 horas são meses e assim vai...até termos material suficiente para levar na edição e ter o resultado que esperamos.

Com todas as imagens feitas, audio, hora de editar. Lá vamos nós para a ilha de edição, seguindo o roteiro e com uma pitada de criatividade o vídeo foi ganhando vida! Vídeo pronto, hora de mostrar a empresa para eles darem seu parecer, se precisa alterar algo e tudo mais. Feitas as observações e alterações realmente o vídeo fica pronto para ser usado.

Este trabalho foi delicioso fazer, é incrível o quanto nos envolvemos com os projetos e nos sentimos honradas em contar as histórias deles.

Se depois disso tudo você ficou com vontade de saber mais sobre os bastidores de gravação, fiquem atentos que vamos contanto a experiência de cada trabalho.

Agora sente, se aconchegue e assista o clipe do "Que xote é esse?"

Gostou?

Comente aqui em baixo, compartilhe sua experiência! Qualquer dúvida entre em contato conosco: beelfilms@beelfilms.com

Até breve!

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page