top of page
Buscar

Duas palavras chaves: Eficiência e Eficácia, para melhorar seu desempenho no trabalho


Foto: @rawpixel Site: https://unsplash.com

Em muitos livros e cursos de empreendedorismo as palavras Eficiência e Eficácia aparecem. As empresas buscam cada vez mais bons profissionais que conseguem achar o equilíbrio delas e o momento certo de agir com eficiência e ou eficácia. Por mais que elas são muito parecidas, com significados semelhantes, elas caracterizam situações e pessoas bem diferentes.

Como forma de compartilhar um pouco das coisas que já li e cursos que fiz, resolvi escrever previamente a diferença entre uma e a outra e três pontos chaves que ajudam a melhorar a eficácia.

O que é Eficiência? Ser eficiente?

A Eficiência: é executar a tarefa necessária de forma competente e produtiva, ter o melhor rendimento com o mínimo - menor tempo, menor equipe, menor gasto, solução mais ágil e instantânea.

Uma pessoa eficiente é aquela que achava rapidamente a solução do problema, resolve o trabalho no prazo com o menor número de recursos possíveis. Um exemplo fácil: estamos em uma linha de produção, uma máquina fazendo vários produtos iguais, em um determinado momento um dos produtos saem diferente do esperado. Para evitar novos produtos com erro, desligamos imediatamente a máquina e chamamos um supervisor para olhar o ocorrido. Agimos com eficiência.

O que é Eficácia? Ser eficaz?

Eficácia: é atingir o objetivo, o resultado esperado.

Pegando o mesmo exemplo de cima, ao invés de desligarmos a máquina imediatamente, iremos voltar de etapa em etapa, até acharmos em que momento da produção que iniciou o erro e então pararmos a máquina para consertarmos o erro daquela etapa, evitando que mais produtos fossem fabricados dessa maneira.

Então surge uma dúvida: o que é melhor? Ser eficaz ou eficiente?

Bom, vai depender muito de cada situação e de cada empresa, não existe uma resposta correta, o ideal mesmo é termos um pouco das duas e usá-las nos momentos adequados. A busca do equilíbrio é o mais importante. Existem situações que temos que agir rápido e com o pouco que temos e outras que podemos ter uma melhor estratégia.

Além disso, temos que ver em que área de atuação nos encontramos. Se estamos falando de linha de produção, normalmente não podemos tomar muitas decisões sozinhos, porém precisamos acabar e evitar o maior número de problemas, sendo assim, se agirmos de forma eficiente é o melhor.

Se atuamos em níveis estratégicos o melhor é desenvolvermos a eficácia, para realmente alcançarmos o objetivo e o resultado esperado com as melhores soluções e decisões. Se você está em busca de ser cada vez mais eficaz, vou deixar três pontos que ajudam muito - Gestão de tempo, Observar a situação e Melhorar a Comunicação / Aprendizado:

1 - Gestão de tempo:

Olhar sua agenda diária, ver quanto tempo você precisa para cada tarefa, ter em mente que pode acontecer imprevisto. Será que você contou com uma brecha de tempo para eles? Observar se está gastando mais tempo que o necessário para algumas atividades. Definir metas.

2 - Observar a situação:

Antes de tomar qualquer decisão por impulso, observar qual o prazo você tem para resolve-la, quais os recursos estão disponíveis e qual a melhor estratégia. Traçando um bom caminho você chegará no objetivo de forma eficaz.

3 - Buscar cada vez mais conhecimento / comunicação e aprendizado:

Sempre estar atento aos novos conhecimentos, novas estratégias que estão sendo usadas. Não para de estudar, ler e conversar com pessoas que entendem de determinada área para te ajudarem a resolver e evitar qualquer problema que possa surgir na empresa ou no processo de trabalho.

Existem outras ferramentas que ajudam, tanto na eficiência como na eficácia, quais são as de vocês?

Mais dicas e compartilhamentos são sempre muito bem vindos ;)

obrigada

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page