top of page
Buscar

É fato ou fake?


Observar o caminho e o comportamento das redes sociais é algo que fazemos mesmo sem percebermos, sempre ouvimos e/ou falamos sobre as redes que mais usamos no momento ou as que estamos mais cansadas(os) de usar. Essas observações nos mostram como o comportamento do público dentro e fora das plataformas dita as mudanças das ferramentas internas de uma rede e ao mesmo tempo cria uma demanda para o surgimento de uma nova plataforma.


Com certeza você já ouviu alguém falar que procura referências de lugares e/ou produtos pelo Instagram, ou que o TikTok traz um conteúdo mais segmentado por causa de seus algoritmos. Podemos contin


uar pontuando alguma característica marcante em cada uma delas, pense pontos positivos de outras redes como: Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest...


As características pensadas para cada rede descrevem também nossos hábitos de consumo, estes, alinhados diretamente com a segurança da informação. Usar ou não uma rede social está associado ao fato de como os usuários se comportam nela, e quando falamos de usuários, incluímos também marcas e empresas. Por isso é comum vermos marcas respondendo em primeira pessoa nas redes sociais, criando aproximação com o outro, afinal, somos todos usuários, certo?! Essa personificação na comunicação além de quebrar a distância entre uma marca e seus consumidores, é uma resposta para uma observação vinda dos próprios consumidores: "nas redes sociais tudo é fake".


Imagine ter que alinhar a segurança de informação de sua marca com uma plataforma caraterizada como "fake". Não é tarefa fácil, por isso toda vez que uma nova plataforma é lançada, vemos a maioria das marcas observarem como seus usuários irão agir antes de se jogarem na rede.


Em 2020 a rede social BeReal foi lançada, - a plataforma que tem como característica postar uma vez ao dia, conforme notificação do próprio aplicativo, que por uma foto, ou melhor, duas (câmera da frente e de trás), revela aos seus amigos o que você esta fazendo no exato momento da notificação - se diz contra os influenciadores mas vem chamando atenção de algumas marcas, principalmente nos EUA.


Como o próprio nome da rede social já diz, ser real é trazer o lado sem filtro da vida, sem qualquer opção de edição, ser fato e não fake. Vale observamos os movimentos dessa rede que está em constante crescente e como seus usuários (incluindo marcas e empresas) podem se beneficiar de mais uma plataforma, ou, podemos em breve aproveitar a mesma função no TikTok, que já anunciou sua nova ferramenta, o TikTok Now.


Concluo dizendo que o TikTok além de observar as novidades do seu próprio mercado, vem chamando atenção de diversos anunciantes, e um dos principais motivos é que ele basicamente se difere de uma rede social e vem sendo associado a uma plataforma de entretenimento, mas isso será assunto para um novo artigo.


_________________________

Bruna Cassapietra


Diretora e Co-fundadora da BeeL Films


brunacassapietra@beelfilms.com


www.beel-films.com

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page