top of page
Buscar

Diploma X Experiência


Foto: @colekeister - Site: Unsplash.com

"Levantamento com empresas dos Estados Unidos mostra que muitas delas não tratam a formação acadêmica como requisito; entre elas estão Apple, Google e IBM"

Essa foi uma das manchetes / reportagem que li esses dias (além de outras muito boas sobre esse assunto: CNBC, QZ), junto a diversos posts aqui no LinkedIn, que andam sendo tão polêmicos: como grandes empresas não exigem mais diplomas universitários? Como pode uma empresa contratar um funcionário se ele não tem aquela formação acadêmica?

Bom, vamos lá para a primeira questão que coloco em jogo: o que é um diploma acadêmico? O diploma em si, traduzindo bem o que é, é um pedaço de papel que comprova entre cargas horárias e matérias a conclusão de um curso, que aquela pessoa que o exerceu está teoricamente apta a trabalhar. Apenas isso. Se pensarmos bem o que é o diploma sem a prática, sem a experiência? O que garante esse pedaço de papel? Em muitas áreas aprendemos muito mais na prática que na teoria.

Muitos vão falar que sim, garante que a pessoa saiba sobre aquilo, isso concordo plenamente, em nenhum momento quero tirar o crédito universitário, mas não necessariamente outras pessoas não possam saber também sobre os assuntos só por que não possuem diploma. O que temos que levar em questão é o conhecimento, a experiência e prática isso sim, a força de vontade e de capacidade de aprendizado / desenvolvimento de cada pessoa diante de um assunto de seu interesse. Existem vários vieses de estudo, não somente o acadêmico.

Fazendo uma reflexão de quando estávamos na faculdade, quantos colegas e conhecidos não estavam ali só por estar, apenas para pegar o tão esperado diploma? Essas pessoas necessariamente são bons profissionais em sua área? Para mim, honestamente não, trabalho com muitas pessoas que estudam de diversas maneiras assuntos relacionados ao audiovisual, que se formaram na prática do dia a dia e buscam muito mais conhecimento que muitos acadêmicos da área.

O fato de não ser exigido diploma não quer dizer desqualificação e muito menos o fim universitário, mas sim a busca de candidatos com habilidades, experiências diversas na área. É ampliar um olhar para aqueles que tem muito conhecimento que vieram de outras fontes!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page