top of page
Buscar

8 dicas para ter ótimos resultados no trabalho Remoto / Home Office

Atualizado: 5 de mai. de 2020


Imagine: @rawpixel - site: https://unsplash.com/

Entre 2015 - 2016 , fiz a transição de trabalho fixo para abrir junto com minha sócia, Bruna, nossa produtora de vídeo a BeeL Films. Nesse momento muitas novidades surgiram em minha vida: algumas escolhas, conquistas, dificuldades, medos e claro uma mudança de rotina.

No início que abrimos a empresa trabalhávamos praticamente 24h por dia, tanto pela questão de demanda, questões burocráticas, como na construção da empresa, da marca, com todo planejamento, marketing digital...São muitas tarefas para duas pessoas, então nos desdobrávamos ao máximo, de domingo a domingo de uma forma bem intensa.

Conforme os dias foram passando, percebi que precisava realmente criar um novo ambiente de trabalho, mesmo que ele fosse Remoto / Home Office. Senti muitas vezes a necessidade de voltar, digamos, a uma rotina. Por mais que a liberdade de ter seu próprio negócio é ótimo, também te deixa num vazio, meio perdida do que fazer primeiro, de como se organizar.

Então criei alguns hábitos que me ajudaram muito nessa forma de organização de trabalho Remoto / Home Office, com eles percebo um rendimento muito maior do que as 24h intensas de trabalho, com excelentes resultados tanto para mim, para meu estado emocional como para a BeeL Films. Como li muito aqui no LinkedIn sobre pessoas pedindo dicas, compartilhando seus novos hábitos para esse tipo de trabalho, resolvi escrever algumas que me fazem bem:

1 - Determine horários para acordar e tome um bom café da manhã:

É muito importante você ter horários fixos, por mais flexíveis que eles serão é importante fazer um rascunho com eles. Determinar a hora de acordar todo o dia, pensando em quanto tempo você precisa para tomar banho, café da manhã, fazer um exercício...seja qual for sua necessidade matinal, até sentar em frente ao computador.

Além disso, tome um bom café da manhã, aproveite que não terá transito te impedindo de chegar ao trabalho, sente, tome seu café e ganhe energia para começar o dia.

2 - Escolha a roupa que te faz sentir bem:

Você pode trabalhar com a roupa que quiser, até mesmo de pijama, porém o mais importante é se conhecer. Você tem um bom rendimento se estiver de pijama? Se sim, otimo, aproveite. Se não tiver, escolha realmente uma roupa, se arrume, sinta-se bem, só assim para você começar bem o seu trabalho.

3 - Escolha um ambiente que seja tranquilo:

Independente de onde estiver, seja sua casa, hotel, café...escolha um lugar, uma mesa que seja sua, que você coloque suas coisas, organize-a e sinta-se tranquila(o). É importante ter por perto tudo que vai precisar - computador, carregador, tomadas, garrafinha de agua..Ter um ambiente agradável, longe de coisas que podem interferir no seu trabalho ou te distrair é de grande importância.

4 - Crie hábitos / pequenas rotinas de tarefas

Separe tudo que você precisa fazer diariamente e decida o que prefere fazer primeiro, como você rende melhor. Se você irá começar enviando ou respondendo emails, fazendo ligações para novos clientes, lendo reportagens diárias...independente do que for, esquematize seu dia por meio das necessidades + rendimento. Como temos maior liberdade no trabalho remoto, aproveite isso ao seu favor, faça primeiro as coisas que rendem mais na sua manhã e assim sucessivamente.

5 - Pausa para o Almoço:

Faça uma pausa para o almoço, mais ou menos no mesmo horário uma pausa que você tenha para sentar, comer bem e até mesmo ligar a televisão ou ler, ouvir algo que não está relacionado diretamente ao seu trabalho. Permita-se ter esse tempo de almoço, evite ao máximo comer em frente ao computador.

6 - Se de prazos:

Não ter alguém por perto te cobrando de tudo que você precisa fazer e entregar é maravilhoso, mas também dependendo da pessoa pode deixar ela um pouco perdida nas tarefas. Então se coloque prazos, veja o que precisa entregar, criei o seu próprio calendário / cronograma. Eu mesma coloco muitos lembretes no celular, os quais me ajudam a lembrar de tarefas mais importantes, que preciso fazer ou entregar aquele dia, aquele horário.

7 - Determine horários para finalizar o seu trabalho:

No final do dia, encontre um horário para fechar o computador ou simplesmente mudar de aba. do trabalho para um bom Netflix. Deixe claro para você mesma quantas horas está trabalhando, é muito importante perceber isso e se regrar. Obviamente terão dias que você vai precisar trabalhar mais, ainda mais quando estamos falando do seu próprio negócio, mas existem dias que todas as suas tarefas foram cumpridas e você pode sim fechar o computador.

8 - Pratique um exercício físico ou meditação ao final do dia:

Ao finalizar o dia e fechar o computador a sensação de que você ainda está no ambiente de trabalho pode permanecer e essa sensação não é boa, acaba até sendo incômoda. Por isso ressignifique esse ambiente, acabe de trabalhar e faça algo que lhe de prazer, que te tire de casa, que faça você sentir o vento no rosto e um novo ambiente. Praticar uma caminhada, fazer algum esporte, exercício físico ou até mesmo meditar e relaxar. Isto fará com que seu foco mude, sua adrenalina cesse e você esteja pronto para descansar, afinal amanhã já será um outro dia.

Mais dicas são sempre muito bem vindas ;)

obrigada

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page