top of page
Buscar

Quando saber tudo sobre tudo virou pré requisito?


Foto: Patrick Tomasso - unsplash.com

Uma breve reflexão

Em 2016 passei por uma grande mudança na minha carreira, decidi abrir junto a uma grande amiga uma empresa, a produtora de conteúdo audiovisual BeeL Films. Isso fez com que entrássemos mais ainda no mundo dos negócios, aumentássemos nosso network, nos envolvêssemos em áreas ainda não trabalhadas e com toda certeza fez e faz com que aprendêssemos muitas coisas, a maioria na prática realmente.

Sendo assim, nada melhor do que ficar atenda a tudo que está acontecendo no mundo corporativo, para entender cada vez mais sobre nós e também nossos clientes.

Foi então que alguns fatos começaram a me chamar muito atenção, como aqui mesmo no LinkedIn quando abrem algumas vagas para estagiários, por exemplo, ou outros cargos menores. As exigências para os cargos estão cada vez maiores (salários diga-se de passagem menores, na maioria das vezes), junto a vaga vem uma pedido de várias funções que a pessoa deve saber exercer (as vezes funções que exigem conhecimento de mais de uma área), com x tempo de experiência, com um determinado portfólio e mais um monte de coisas. Obvio que toda empresa quer e busca um grande profissional para seu time, eu também busco para a minha, mas fico me questionando, como alguém que quer ingressar naquela área consegue entrar?! Como alguém que só vivenciou a teoria tem oportunidade de colocar em prática?! Quem é que está disposto a ensinar aquela pessoa, a tirar suas dúvidas e a dedicar um tempo para construir um bom profissional para seu negócio?! Quem está disposto a apresentar para esta pessoa outras pessoas que podem ajudá-la a crescer?! Parece que alguns profissionais - não gosto de generalizar pois realmente conheço pessoas incríveis que usam a palavra compartilhar diariamente - esqueceram como começaram suas carreiras ou até mesmo sua empresa. É como se pulássemos um processo natural, de ensinar, desenvolver, crescer.

Soa errado quando se usa a palavra "não sei" - que por sinal tem sido uma das que mais uso ultimamente e me orgulho muito disso, pois com ela vem várias respostas incríveis - é quase um crime isso em uma entrevista de trabalho, reunião ou um bate papo dentro das empresas, e por quê?

Com essa corrida contra o tempo que temos, com tanta informação e tecnologia, realmente as cobranças mudaram, os resultados são para ontem, a pressão é constante e as informações estão ai em tempo e acesso para todos, mas realmente precisamos saber tudo? ou melhor, realmente é possível saber tudo? Sair de uma faculdade, um curso, mudar área, emprego ou de cargo ja dominando tudo? Acredito que não e também não me parece ter muita graça isso, porque não encontro nesse cenário a palavra conquista e aprendizado atrelado a um profissional.

Por fim, gostaria de ouvir as experiências de vocês diante isso tudo também...Quais as estratégias que encontraram e encontram nessas situações? obrigada!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page