top of page
Buscar

8 pontos chaves para começar um Novo Negócio!


Foto: Danielle MacInnes - site: unsplash.com

Foto: Danielle MacInnes - site: unsplash.com

Ter seu próprio negócio, tirar seus sonhos do mundo das ideias e concretizar não é uma tarefa fácil mas é muito prazerosa. Há dois anos resolvi abrir meu próprio negócio. Foi uma decisão que já estava no meu interior, acredito que desde sempre, mas que veio à tona de um dia para o outro.

Foi então que resolvi conversar com uma amiga. Marcamos um almoço e compartilhei com ela minha ideia: abrir uma produtora de audiovisual. Foi naquela almoço - dia 7 de abril de 2016 - que eu e a Bruna Cassapietra decidimos abrir a BeeL Films.

Desse almoço vieram outras reuniões e encontros, para decidirmos o nome da empresa, funções de cada uma, estética, logo, objetivos, público alvo, produtos, resolver toda burocracia de CNPJ, contrato social e outros detalhes...Era um mundo novo para nós duas, pedimos ajuda de muitas pessoas, das que já passaram por isso, outras que agregavam com suas experiências e assim fomos e estamos crescendo.

Hoje me deparo com muitas pessoas que me perguntam como é ter uma empresa? O que precisa para abrir uma empresa? Como é a rotina? e assim vão surgindo as curiosidades...Posso escrever vários textos sobre isso, até porque a cada dia descobrimos novas coisas, mas para começar vou falar alguns pontos chaves que acho importante para quem está pensando em abrir o seu próprio negócio ou que tem curiosidade de saber sobre esse outro lado do mundo empresarial.

1 - Acredite na sua ideia:

Quando você tiver uma ideia, um sonho de uma empresa, de um novo negócio, independente do tamanho, acredite nela! Se ela vai precisar de uma super equipe ou se é um trabalho / empresa menor que você fará na sua casa mesmo, não importa, o que importa é você acreditar que é uma ótima ideia, é você querer e ter a certeza que dará certo.

Pode até parecer obvio isso, mas não é. Se você mesma não acreditar na sua empresa, quem vai? Você não precisa ter todas as certezas, até acho isso bem difícil e nesses dois anos ainda me surgem muitas dúvidas, a cada dia aprendemos mais, erramos, mudamos...mas a ideia / esqueleto você precisa ter e acreditar. No nosso caso a ideia chave é: Um produtora de Audiovisual, voltada ao Marketing Digital, Publicidade na Internet, Criação de Conteúdo, Animação / Motion Graphic e TV. Já sabíamos desde o inicio que cinema, por exemplo, não era nosso objetivo.

2 - Encontre e escolha os(a) parceiros(as) certos - que acreditem na sua ideia também:

Você pode até abrir uma empresa sozinho(a), mas você precisará de outras pessoas em algum momento. Então escolha as pessoas certas, que te complementam e que você tenha confiança, afinidade e liberdade de diálogo. Não basta ser amigo. Acredito que não são com todos os nossos amigos e amigas que pensamos em abrir uma empresa, e isso não é porque gostamos mais ou menos das pessoas, mas é uma questão de afinidade que vai além da amizade.

O diálogo aberto e claro é fundamental, no nosso caso por exemplo somos muito diferentes de personalidade, mas aprendemos desde cedo a respeitar a opinião uma da outra e deixar claro nossos pensamentos. Respeito acima de tudo mas sempre com liberdade de criticar, apontar defeitos e qualidades, sugerir, opinar...

Esse ponto se estende do seu sócio(a) até outros funcionários(as). Aqui na BeeL pregamos esse pensamento de que qualquer pessoa tem direito de voz, toda nossa equipe conversa de forma livre e complementar.

3 - Faça um bom planejamento:

Tenha muita calma na hora de abrir um novo negócio, coloque tudo no papel. Faça realmente um rascunho em cartolina, caderno, algo que seja bem visual, de passo a passo do que precisará para regulamentar a empresa, de todos os gastos, dos locais que terá que ir para tirar os documentos (como CNPJ, fazer seu Contrato Social, Alvará de Funcionamento...)

Dessa maneira você pode ter certeza que fará tudo da melhor forma com o menor gasto. Muitos papéis e termos você consegue preencher sozinho(a) ao abrir uma empresa, outros precisará de um contador ou contadora, mas para não sair gastando com coisas desnecessárias coloque realmente tudo no papel. Pesquise na internet tudo e tenha calma.

Veja o quanto você precisará e o quanto você poderá gastar todo mês com sua empresa. Tenha em mente que ao abri-la pode demorar um tempo para gerar lucro, então todas as decisões precisarão de muita calma e de racionalidade.

4 - Divida bem as tarefas:

Logo quando se abre uma empresa não tem como sair contratando muitas pessoas e são MUITAS tarefas. Então com seus parceiros(as) iniciais divida bem as tarefas. Deixe claro qual área é de cada um. Obviamente vocês irão conversar sobre todos os assuntos, mas para melhor rendimento do tempo cada um deve ter o seu espaço e suas tarefas.

5 - Não tenha medo de errar e pedir ajuda:

Abrir seu próprio ou um novo negócio é começar algo do zero. Claramente você não saberá responder todas as perguntas, resolver todas as questões...se com anos de experiência em uma única empresa não sabemos imagina começando algo novo. Então não tenha vergonha de falar que não sabe, que irá pesquisar, que vai estudar sobre e de pedir ajuda. São palavras simples que podem fazer toda a diferença na sua empresa. Fale com quem já é experiente na sua área, do seu segmento. Surgiu um problema respire e tente resolver com calma, pensando, ouvindo opiniões de quem sabe mais...

Não somos obrigados(as) a sabermos sobre tudo, precisamos nos lembrar disso ainda mais quando temos nosso próprio negócio.

6 - Estude sobre seus serviços e público alvo:

Pesquise quem consome seu produto e para quem é seu produto? Qual o seu diferencial? Como apresenta-lo da melhor maneira para um possível cliente? Quem são seus clientes? Como chegar até eles? Quem são seus concorrentes diretos e indiretos?

São perguntas básicas, que na verdade você se fará todos os dias...não vai ter uma resposta pronta e fixa. Sempre volte a elas e se questione, crie novos caminhos.

7 - Divulgue sua empresa:

Depois que ela já estiver aberta com todos os documentos em mãos, com um esqueleto da empresa - dos objetivos, público, serviços...comece a divulgar sua empresa para as pessoas que conhece. Use o boca a boca, fale com os amigos, crie um site, compartilhe em suas redes sociais...não precisa logo de cara sair investindo muito dinheiro, tenha calma, lembra do item 3 (se não os gastos ficam alto e para manter uma empresa no inicio não é fácil), faça tudo que você conseguir e que estiver ao seu alcance, vá criando seu portfólio. Só assim outras empresas / pessoas irão conhecer seu trabalho.

Comece realmente oferencendo seus serviços as pessoas mais próximas, que já confiam em você, assim terá portfólio para novos caminhos.

Não desvalorize seu trabalho, colocando um preço baixo somente para fechar negócios. Isso só prejudica a sua empresa e o mercado como um todo. Valorize seu trabalho e comece devagar que dará certo.

8 - Tenha fé e muito bom humor!

Parece besteira esse item, mas é um dos que acho mais importantes. Lembra que no inicio falei de acreditar, é isso, você precisa acreditar, seu sócio(a) precisa acreditar todos os dias. Acreditar que vai dar certo, que está fazendo o seu melhor...ter fé!

O bom humor é outra grande chave para isso, terão dias, meses mais difíceis e se o emocional não estiver forte isso irá abalar o seu negócio. Lembre-se que você não bate mais cartão chega em casa toma um banho e esquece do trabalho, você estará conectado de alguma maneira com seu trabalho 24h no dia, seja em pensamento ou realmente fisicamente. Então mantenha o bom humor, respire fundo, tenha fé. Pode demorar um pouco mais para sua empresa alcançar o que você classifica como sucesso, não tem uma receita para chegar ao sucesso, tem que ter fé em tudo que for fazer, faça com amor, acredite que dará certo!

Aqui na BeeL Films usamos sempre um trocadilho que nos ajuda:

Bee Work

Bee Happy

BeeL Films

Esses são alguns pontos que coloco e sempre falo para as pessoas que me perguntam sobre abrir um novo negócio...existem muitos outros e podemos conversar sobre isso por horas e por meio de vários textos...Espero realmente que gostem!

Se tiverem mais apontamentos fiquem a vontade para compartilhar!

Mais dicas são sempre muito bem vindas ;)

obrigada

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page