top of page
Buscar

Dicas para um bom planejamento 2019!!!

Atualizado: 5 de mai. de 2020


Foto: Alvaro Reyes

Estamos na reta final de 2018 e nada melhor como tirarmos um tempo para refletirmos do ano e planejarmos o próximo.

Um novo ano sempre surgiu para mim como uma nova chance, chance de refazer as coisas, de mudar, de transformar, de melhorar, de colocar os sonhos em prática e assim por diante...não só no âmbito pessoal como também, no profissional.

Na parte profissional é sempre bom fazermos um balanço de como foi, refletirmos o que foi bom e o que precisamos melhorar. Então para começarmos um bom planejamento a primeira coisa que recomendo é uma reunião com toda equipe de trabalho, um momento dedicado as devolutivas, para todos ouvirem e analisarmos juntos. Para esse momento de reflexão sugiro cinco perguntas básicas:

-Quais foram nossas maiores conquistas?

-O que erramos?

- Onde estamos?

- Para onde queremos ir?

- Como chegaremos lá?

Junto com essas primeiras questões, damos uma atenção especial para as finanças da empresa. Ver todos os gastos, lucros, fluxo de caixa, serviços que precisarão ser vendidos para cobrir as despesas fixas e variáveis junto aos custos de operação.

Após análise passamos todas as questões para um funil, vendo quais são nossas metas e objetivos e como a equipe atuará. É de extrema importância que as tarefas sejam dividas de acordo com o que cada um faz de melhor. Para isso uma análise pessoal também é importante, gosto da Análise SWOT / Matriz F.O.F.A (Strengths / Força -> Weaknesses / Fraquezas -> Opportunities / Oportunidades -> Threats / Ameaças):

-Quais são os meus pontos fortes?

-Quais são os meus pontos fracos?

-Quais oportunidades surgem com isso?

-Quais são as ameaças que surgem também?

Reconhecendo em si e no outro o que há de melhor, o que é de grande dificuldade, fica mais fácil direcionarmos cada um para seu melhor posto. Muitas vezes temos excelentes profissionais em nossa equipe que foram colocados em funções de pouca empatia, o que torna o rendimento do mesmo menor e assim menores resultados.

Na parte de vendas e marketing, pensamos:

-Quem foram nossos clientes?

-Quais são os nossos potenciais clientes?

-Quais os trabalhos / produtos que mais vendemos?

-Qual o marketing necessário para melhorarmos as vendas? - dar uma atenção as datas comemorativas de acordo com seu negócio. Quais descontos podemos proporcionar?

-Quais são os novos valores / preços para 2019? Levar em conta: custos variáveis, fixos e de comercialização. Diferenciais que possam ter esses nossos produtos e serviços.

-Quais serão nossos canais de venda? Quais deram mais certo e quais podemos melhorar? Internet, telefone, redes sociais, vídeos, fotos, visitas...

-Quanto temos que investir em Marketing para alcançarmos as vendas? Se percebemos que nossa empresa teve uma melhora na divulgação pois fizemos alguns trabalhos com vídeos e mkt digital, mas faltou um pouco de investimento, é nesse momento que já colocamos na planilha de gastos o quanto pretendemos gastar para melhorar ainda mais nossos objetivos.

-Quais são os novos modelos de Marketing para explorarmos no mercado?

-O que os nossos clientes acharam do atendimento dos nossos serviços? Fazer pesquisa de satisfação ajuda muito nesse momento. Ouvir as sugestões e criar novas formas.

Depois de tudo isso hora de colocarmos os levantamentos em uma grande planilha de forma clara e visível a todos! Realmente escrever, desenhar, anotar, caminhos e maneiras para alcançarmos o que desejamos.

O planejamento está feito e você e sua empresa prontos para começar 2019.

E você? Quais são as ferramentas e dicas que pode dar para um bom planejamento?

Mais dicas são sempre muito bem vindas ;)

obrigada

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page